Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ideias para a sua casa

Blog Espaço Casa

A Influência das cores na sua casa!

2.jpg

3.jpg

 

 

As cores aplicadas na nossa casa, têm uma grande influencia em nós, e no nosso dia a dia.

Hoje em dia, há cada vez menos regras relativamente ao tipo de cor que deve usar em cada ambiente. É por exemplo, comum ouvir dizer que tons muito vibrantes não podem ser usados em quartos...

Sabemos que as cores são responsáveis por exercer um certo tipo de influência e emoções no nosso psicológico, e cada vez mais, o uso da cor depende do ambiente e da sensação que quer criar, seja de aconchego, conforto, etc.

 

PRETO

preto 2.jpg

preto.jpg

 

Deve ser aplicada com cautela, pois pode transmitir a sensação de angústia, perdas e tristeza por lembrar o luto. Aconselha-se que esta cor seja usada apenas em pequenos detalhes na decoração, ou em móveis.

É uma cor muito usada no teto com pé-direito muito alto, para dar a sensação de rebaixamento. Usada nos sítios errados, pode dar a sensação do espaço ser mais pequeno, e escuro. Gera ótimos contrastes, destacando qualquer cor que esteja à sua volta. Funciona muito bem com o branco, que equilibra o resultado final.

 

BRANCO

branco 1.jpg

branco 2.jpg

branco 3.jpg

 

Simboliza pureza, limpeza e esterilidade, o que até certo ponto pode ser agradável mas para alguns pode parecer frio. Visualmente destaca e realça a vivacidade das outras cores.

Dá uma sensação de amplitude em ambientes pequenos e apertados.

 

 

VERMELHO

red.jpg

vermelho.jpg

 

É uma cor enérgica, vibrante e estimulante, que chama a nossa atenção facilmente, pode provocar excitação e nervosismo quando usado em excesso.

Em pequenos apontamentos, traz aos ambientes um toque de glamour e exotismo.

Quando usada na sala ou na cozinha, incentiva o apetite e o diálogo.

 

AMARELO

amarelo 1.jpg

amarelo.jpg

amarelo 2.jpg

 

O estímulo gerado pelo amarelo é psicologicamente forte, sendo considerada uma cor que atinge mais os sentimentos do que o físico ou o intelecto.

Pode levantar os nossos ânimos e a auto-estima, pois é a cor da confiança e do otimismo. Também incentiva a comunicação e o apetite, transmite alegria e favorece a criatividade.

Por ser a "cor da luz", deve ser usada em ambientes escuros, pois aquece e ilumina essas áreas escuras.  

Deve ser usado com cautela, pois o tom inadequado ou a mistura mal feita com outras cores pode ter o impacto totalmente contrário, dando lugar ao medo e à ansiedade.

 

AZUL

azul 1.jpg

azul 2.jpg

 

 

azul 3.jpgazul 4.jpg  

 

Azul é considerada a cor da mente e é essencialmente calmante e tranquilizante, podendo provocar sono, sendo por isso uma ótima cor para usar no quarto.

Tonalidades fortes de azul ajudam a pensar com clareza e tons mais leves acalmam e ajudam na concentração.

Deve ser usada por quem é muito agitado e pode ser aplicada em grandes áreas. Pode ser combinada com outras cores para evitar a monotonia e o sono. O tom mais escuro transmite autoridade e poder.

 

ROXO

roxo 3.jpg

roxo 1.jpg

roxo 4.jpg

 

 

É uma cor que traz tranquilidade, sossego e calma, estimula a espiritualidade e a meditação.

Em excesso, a cor pode trazer depressão e ansiedade.

Deve-se usar em pequenos detalhes, evitando a sua predominância nos ambientes. 

Um tom mais escuro, estimula a introspeção e meditação. Um tom mais claro, tem o poder de acalmar e confortar.

 

LARANJA

laranja 2.jpg

laranja.jpg

 

Em doses pequenas, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Bom para usar nas áreas da casa nas quais se quer estimular o diálogo, como as salas de estar, jantar e na cozinha. Em excesso pode provocar brincadeiras fora de hora e aumento do apetite. Deve-se usar em pequenos apontamentos e em tons suaves.