Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ideias para a sua casa

Blog Espaço Casa

Um quartinho para cada etapa

Ambiente_miuda.jpg

 

Para os quartos de bebe e criança, existem inúmeras ideias e inspirações na hora de decorar.

Há que ter sempre em conta as necessidades que existem, e numa fase mais avançada, ter sempre em conta a personalidade e gostos da criança.

O fundamental é criar um quarto que seja versátil, adaptado para bebés e que se vá adaptando à medida que eles crescem.

 

Como acompanhar esse crescimento sem gastar muito dinheiro?

Aposte em peças de mobiliário neutras - como roupeiros e cómodas - para depois ir mudando apenas os aspetos de decoração – cortinas, almofadas, colcha - que fazem logo toda a diferença.

 

bebe.jpg

Ao planear um quarto de bebé, há que pensar em vários móveis que são de grande importância, mas que deixam de ser úteis quando crescem. Há que ver portanto até que ponto vale a pena investir muito nisso.

 

7.jpg

20.jpg

 

O berço é, claro, essencial. Um roupeiro para as roupinhas pequeninas, uma cómoda e um trocador para trocar as fraldas.

Caso queira adaptar, a superfície da cómoda pode servir perfeitamente de trocador, basta comprar um colchão pequeno para o efeito.

 

6.jpg

15.jpg

 

Caso queira comprar mesmo um trocador, compre um que tenha arrumação por baixo, para as fraldas e produtos de higiene estarem sempre à mão. Para essa arrumação, as cestas são sempre bonitas para o efeito.

 


1_.jpg 

 

Uma pequena estante também vai dar imenso jeito, para arrumar o stock de fraldas e outros. Alguns livros de bebés e alguns elementos decorativos.

Aposte ainda numa poltrona confortável para poder adormecer o pequenino.

 

10.jpg

22.jpg

 

 

Apostar em elementos com tecidos fofos e macios, uma carpete grande no chão e muitas almofadas para amparar as quedas.

almofada.jpg Também nesta fase o elemento segurança é muito importante. Devem-se proteger todos os cantos e tomadas, tanto do quarto como da casa.

 

Em termos de decoração? Depende daquilo que pretender..cores neutras ou cores fortes. Usar o predominante rosa ou azul, ou apostar em cores diferentes? Um tema predominante ou apenas cores?

 

CRIANÇA.jpgApostar num canto de brincadeira. Este canto vai ajudar a manter os brinquedos confinados apenas a um espaço, sem que fique tudo espalhado pelos cantos da casa (ou pelo menos tentar fazê-lo!) 

2_.jpg

3_.jpg

 Apostar em cestos e caixas para se arrumar os brinquedos, e umas estantes para se colocar alguns livros de histórias.

 

4_.jpg

O berço pode dar lugar a uma cama, que seja adaptável para todas as idades. O trocador pode ser reaproveitado numa cómoda.

 

25.jpg

26.jpg

 

Para crianças mais velhas, apostar também num espaço de arrumação, para os livros e materiais escolares. Ter ainda um espaço para colocar uma secretária para estudo.

 

27.jpg

28.jpg

 

Mudar a decoração e apostar numa decoração que vá de encontro aos gostos da criança – a personagem preferida, etc – faz toda a diferença na transição de um quarto de bebe vs criança. 

 

adolescente.jpg

Nesta fase, os próprios adolescentes podem dar dicas de como querem os seus quartos e podem ajudar nos processos de decoração.  

É nesta fase que se muda o quarto mais a fundo. Os adolescentes têm tendência a passar mais tempo no quarto, e por isso há a necessidade de criar um espaço acolhedor, um espaço com que eles se identifiquem, uma espécie de refúgio.

É importante investir num espaço de estudo, com muitas prateleiras e/ou estantes para arrumação.

Os brinquedos deixam de existir e dão lugar a outros tipos de objectos como cd’s de musica, dvd’s, etc.

A decoração ficará a cargo deles, e vai depender do gosto de cada um.

 

29.jpg

31.jpg

 

Veja estes artigos de bebé e muitos outros elementos para decorar um quarto no nosso site.

 

 

 *Imagens de ambiente ilustrativas, retiradas do site pinterest.com